Piscinas

Estabelecimentos com piscina

É bem conhecida a eficiência do ozônio como agente oxidante e desinfetante, e seu uso generalizado no tratamento de água potável, dado o seu elevado potencial de oxidação. Age mais rapidamente do que outros produtos químicos, como cloro, que é o desinfetante tradicional de piscinas.

A aplicação do ozônio para o tratamento da água de piscinas no Brasil cresceu muito nos últimos 10 anos, desde a instalação do primeiro gerador de ozônio na academia Acquabrasil, feita pela Ozonebras em 2002, na cidade de São José dos Campos.

O principal obstáculo para a adoção do ozônio como tratamento primário da piscina é o seu custo inicial superior quando comparado ao cloro. Porém, ozônio é sinônimo de qualidade e os benefícios imediatos obtidos após a instalação do sistema, somados aos benefícios de longo prazo, como redução do tempo e dos custos para a manutenção da piscina, atestam sua superioridade e viabilidade.

Além dos inconvenientes causados pelo tratamento à base de cloro, como alergias nos olhos e pele, ressecamento da pele e cabelo, agravamento de rinite, odor desagradável, destruição dos trajes de banhos, constatam-se outros prejuízos na infra-estrutura das piscinas (equipamentos e tubulações de metal), como o enferrujamento dos sistemas de ventilação e manchas nas piscinas de vinil. O tratador deve aferir a condição da água a todo instante, para não correr o risco de realizar uma super-dosagem, expondo os usuários aos problemas citados.

Agua pura

Uma piscina com ozônio é garantia da pureza da água, o que significa a eliminação completa da sujeira, óleos e materiais orgânicos de qualquer natureza, incluindo vírus e bactérias, os quais também são mais rapidamente filtrados.

 

Funcionamento do Sistema
Após ser captado da atmosfera, o ar ambiente, que tem cerca de 21% de oxigênio, perde sua umidade no secador ou é concentrado a uma proporção de 90% antes de entrar no gerador de ozônio. Dentro do reator, o oxigênio recebe uma descarga elétrica de até 8000 volts, onde suas moléculas (O2) se quebram e se agrupam novamente na forma de ozônio (O3). As moléculas de O3 se mantêm neste formato pelo período máximo de 10 minutos, tempo suficiente para que sejam transportadas por uma mangueira de PVC para a tubulação de retorno da piscina, onde, ao entrar em contato com qualquer tipo de matéria orgânica (vírus, bactérias, algas, oleosidade do corpo, urina, secreções) as oxida, garantindo a desinfecção da água. Por determinações da Vigilância Sanitária e devido a curta vida do ozônio, exige-se a manutenção de um residual de cloro, entre 0,5 a 1 ppm. Na maioria dos casos, verifica-se uma redução de até 90% no consumo de produtos químicos.

 

Instalação

Nenhuma modificação nas atuais instalações da piscina é necessária!
O equipamento é instalado em parede ou alicerce vertical, preferencialmente próximo à casa de máquinas. Por ser elétrico, deverá estar em local seco e protegido do sol e umidade. Exige-se o aterramento!
Na tubulação de retorno da piscina, após os filtros e aquecedores, é instalada uma peça chamada “venturi”, cuja função é injetar o gás proveniente do equipamento na água. Para os estabelecimentos comerciais, uma segunda peça, chamada “degaseificador” ou “tanque off-gás” é adaptada após o venturi. Nesta, o ozônio é misturado à água e o seu excesso é descartado na atmosfera em forma de oxigênio, o que não agride o meio ambiente. A água que retorna à piscina é, portanto, 100% natural. O processo leva aproximadamente 2 horas e é realizado por técnico ou engenheiro habilitado pela Ozonebras ou pela empresa revendedora.

Funcionamento do sistema de ozônio

Salienta-se a importância da manutenção adequada do sistema de filtragem, para que o tratamento da água seja eficiente.

Assistência Técnica

A garantia de 1 ano, cobre a manutenção dos equipamentos por quaisquer defeitos de fabricação, bem como sua verificação periódica mediante acordo previsto em contrato, visando garantir seu pleno funcionamento.
A Ozonebras possui uma equipe especializada que oferece assistência técnica em até 36h para todo o Vale do Paraíba, São Paulo capital e regiões até 150 km de distância da sede da empresa. Demais regiões são igualmente atendidas, mediante acordo específico.

 

PISCINAS COMERCIAIS

Piscina comercial                Piscina comercial 2

A piscina é o cartão de visitas das academias, escolas de natação, clubes, spás, pousadas e hotéis. Seu devido cuidado denota a qualidade do estabelecimento em todas as demais áreas.
Muitas pessoas que sofrem de problemas respiratórios recebem orientações médicas para a prática da natação, porém, na intenção de amenizar um problema, se deparam com outros causados pelo tratamento incorreto ou ineficaz da água.
O sistema gerador de ozônio é a solução que vem acompanhada por um serviço completo voltado à satisfação das necessidades do cliente. O estabelecimento não só passa a receber elogios de seus frequentadores, como também alcança maiores índices de eficiência que acabam impactando na redução de custos e na eficácia do processo.
Cada sistema é dimensionado de acordo com o volume da piscina, quantidade e frequência de usuários, tempo de filtragem e potência do atual sistema de filtração. Estes estabelecimentos têm a opção aluguel do sistema, o que permite uma avaliação prévia e segura do produto antes de sua aquisição.

Consulte um de nossos clientes para confirmar a eficiência do sistema, a qualidade do serviço prestado e as possibilidades de retorno devido o aumento de alunos e a redução do consumo de água, energia elétrica e produtos químicos.

 

PISCINAS RESIDENCIAIS

 Piscina residencial

A principal função de uma piscina deve ser propiciar momentos de prazer, de reunião da família e amigos. Naqueles finais de semana de extremo calor, não há nada melhor do que ter uma piscina com água fresca, pura e cristalina, pronta para o mergulho.
Foi esta a motivação que levou a Ozonebras ao desenvolvimento de sistemas de menor porte. Para piscinas residenciais, o custo x benefício torna-se evidente para volumes à partir de 50 mil litros. Neste caso, a principal vantagem do sistema é o aumento da qualidade da água e não a economia direta.

 

Benefícios do ozônio

Remoção de cor e odor
Com o Ozônio os elementos químicos formadores dos odores e das cores são reduzidos a CO2 e H2O tornando a água cristalina e sem nenhum cheiro, transmitindo bem estar aos nadadores ou consumidores. Diz-se que o ozônio devolve a água, a pureza dada pela natureza.

 

Favorece as pessoas com doenças de pele e respiratórias
O nadador é protegido contra infecções, a água ganha maior qualidade e torna-se mais limpa. Os problemas de olhos vermelhos, rinites e irritações de pele bem como as cores esverdeadas dos cabelos tingidos e o seu ressecamento, comuns com o uso do cloro, são eliminados. Nadando em piscinas tratadas com ozônio os problemas com doenças de pele e respiratórias chegam a ser eliminados e a condição de vida passa a ser mais saudável e natural.
Pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revela que 30% da população mundial e 30 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de alergia, seja na pele (dermatite), nariz (rinite), pulmão (asma brônquica) ou olhos (conjuntivite). Em muitos casos, o problema pode se agravar quando a pessoa entra em contato com a água de piscinas tratadas à base de cloro.

 

Redução da limpeza e manutenção da piscina
Os custos tendem a cair. Após a amortização do investimento, o custo e manutenção com o tratamento com ozônio serão muito menores do que os inicialmente aplicados. É preciso avaliar o tempo de vida útil de uma piscina, aproximadamente 20 anos, e o potencial de economia financeira e de tempo com a utilização do ozônio.