O próprio nome “medicina integrativa” já diz tudo: trata-se de uma forma de atendimento médico que visa a análise integral do paciente. Isso significa que não haverá apenas a avaliação do aspecto físico do indivíduo, mas também do seu emocional, social e mental. Na prática, o processo de tratamento de uma determinada patologia irá aliar métodos alternativos e complementares à medicina convencional. Dessa forma, a recuperação do paciente acontecerá de forma mais efetiva e eficiente.
De acordo com a Health and Healing, “medicina integrativa é a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela é focada na pessoa em seu todo, informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, com profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e da cura".
O crescimento da medicina integrativa e o destaque que esta vem ganhando no cenário nacional e internacional ocorreu graças aos resultados atingidos quando diferentes procedimentos são combinados com o objetivo de favorecer a saúde dos pacientes como um todo.
Além dos progressos físicos, a principal vantagem da medicina integrativa é a criação de qualidade de vida. Isto é, o aumento do bem estar prolongado para o paciente, mesmo nos cenários mais agravados. Em alguns casos, a união das práticas integrativas e convencionais gera resultados tão eficientes que dispensam outros tipos de procedimentos mais invasivos, como a amputação de membros.
Isso porque, o foco da abordagem alternativo está voltado para:
A ozonioterapia aparece como uma das melhores técnicas dentro das terapias complementares devido ao alto poder oxidativo do ozônio, além de sua ação contra bactérias, fungos, protozoários e vírus. Além disso, a ozonioterapia promove uma melhora no sistema circulatório e aumenta a oxigenação dos tecidos, estimulando a produção de antioxidantes endógenos. Quer saber mais sobre a atuação dessa técnica como parte da medicina integrativa? Clique aqui e faça download do nosso material gratuito sobre o assunto!