Ozônio

O QUE É

O ozônio, forma tri atômica do oxigênio (O3), de peso molecular 48, é um gás extremamente reativo gerado na natureza, podendo ser reproduzido instantaneamente por um equipamento elétrico compacto quando uma corrente alternada de alta voltagem é descarregada na presença de oxigênio. Suas propriedades oxidam de forma rápida e eficiente as substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água. O maior exemplo é o que ocorre na natureza, quando em dias de tempestade há grande produção de ozônio na atmosfera devido às elevadas descargas elétricas provenientes dos relâmpagos.

Potencial-de-Oxireducao-do-Ozonio

 

O gerador de ozônio basicamente reproduz, de forma controlada e eficaz, este fenômeno natural, aliando alta tecnologia na área de materiais à eletroeletrônica avançada. Desta forma, a geração de ozônio ocorre pelo princípio de descarga elétrica (efeito corona) que acelera elétrons o suficiente para partir, através do impacto, as ligações da molécula de oxigênio. Os átomos livres reagem com outras moléculas de oxigênio para a formação do ozônio, conforme a ilustração.

Geracao-do-ozonio

 

O ozônio está presente em pequenas concentrações naturalmente na estratosfera (parte de atmosfera que abrange aproximadamente dos 15 até 50 quilômetros de altura). Uma notável característica deste gás é sua capacidade de absorver luz ultravioleta solar na faixa de 220-320 nm, sendo um protetor natural da Terra (camada de ozônio) para os seres humanos e a outras formas de vida, para o qual esses raios são nocivos.

 

Estabilidade do gás ozônio

O ozônio é um gás altamente instável, logo se recompondo como oxigênio. (2 O3 -> 3 O2), por isso não é possível armazená-lo, devendo ser sempre produzido no momento do uso.
A velocidade de dissociação de O3 para O2 depende da temperatura e da concentração de ozônio: ou seja, quanto maior a concentração e maior a temperatura, maior a dissociação, e vice-versa.

Estabilidade-do-Ozonio

 

Tempo de decomposição de ozônio na água

A decomposição do ozônio na água depende diretamente da temperatura e da pureza.

Tempo-de-decomposicao-do-ozonio-na-agua