INDUSTRIAL

Graças ao esforço intensivo para o desenvolvimento da tecnologia de geração de ozônio, esta se tornou uma popular escolha que expandiu sua amplitude de aplicações para o setor industrial.

Além de ser considerado o mais poderoso oxidante comercialmente viável, com alto poder de desinfecção, ainda não causa qualquer dano ao meio ambiente ou gera subprodutos tóxicos.

O ozônio isoladamente não é uma solução para todos os problemas, portanto, a Ozonebras possui, além de sua larga experiência, parcerias que a tornam capaz de oferecer soluções em todos os segmentos citados a seguir.

industrial
Índice

  1. Vantagens
  2. Uso do ozônio aplicado a indústria
  • Tratamento de efluentes
  • Torre de resfriamento
  • Legionella
  • Biofilme
  • Pontos a serem considerados no projeto

  1. Indústria de bebidas
  • Esterilização de água engarrafada
  • Cervejarias e vinícolas
  • Benefícios do ozônio para o mercado de bebidas

Vantagens do Uso de Ozônio


• Uso fácil e seguro
• Baixo custo de manutenção
• O ozônio é produzido no local e não requer o armazenamento de perigosos produtos químico
• Não requer nenhum desinfetante adicional
• Redução no uso de produtos químicos
• Os microrganismos não adquirem resistência ao ozônio após longo período de uso.
• Nenhum componente clorado. Muito baixas taxas de corrosão no sistema.
• Não deixa residual. O ozônio se converte em oxigênio.
• Em alguns casos pode substituir totalmente os desinfetantes [ICONE10]
• Redução nos custos operacionais e, na maioria dos casos, nos custos globais.
• É também eficaz para o não crescimento de alga
• Reduzir o uso de água quente, gerando economia;
• O ozônio é o mais forte oxidante, superior ao do dióxido de cloro, cloro ou ácido acético;
• O ozônio reage com uma grande variedade de compostos orgânicos.

Uso do ozônio aplicado a indústria

Tratamento de Efluentes

As exigências da legislação ambiental levaram as empresas a buscar soluções para tornar seus processos mais eficazes. É cada vez mais frequente o uso de sistemas de tratamento de efluentes visando a reutilização de insumos (água, óleo, metais, etc), minimizando o descarte para o meio ambiente. Tratar os efluentes líquidos da indústria é uma exigência legal e um ótimo negócio para a imagem pública e para os resultados econômicos de uma empresa.

O ozônio é utilizado eficientemente no processo de tratamento de água concentrada de subprodutos industriais. Pesticidas, matérias orgânicas, DBO e DQO são todos cuidadosamente tratados por meio da oxidação com o gás. Devido ao grau de variação da carga de contaminantes, o sistema para tratamento do efluente é especificado após um teste piloto que determinará a dosagem de ozônio requerida.

A redução dos custos de processamento, bem como a redução ou adequação integral às sanções impostas devido à eliminação de água contaminada são alguns dos benefícios. Outros benefícios incluem a utilização de uma tecnologia ambientalmente correta que é tão eficaz e econômica quanto alternativas menos favoráveis.

O ozônio é um desinfetante muito efetivo contra uma variedade de organismos patogênicos: fungos, vírus, bactérias e protozoários, capaz de tratar efluentes ricos em metais, cianeto, cloraminas, corantes etc. redução dos custos de processamento, bem como a redução ou adequação integral às sanções impostas devido à eliminação de água contaminada são alguns dos benefícios. Outros benefícios incluem a utilização de uma tecnologia ambientalmente correta que é tão eficaz e econômica quanto alternativas menos favoráveis.

O ozônio é um desinfetante muito efetivo contra uma variedade de organismos patogênicos: fungos, vírus, bactérias e protozoários, capaz de tratar efluentes ricos em metais, cianeto, cloraminas, corantes etc.

  1. Efluentes sanitários;
  2. Efluentes industriais;
  3. Efluentes químicos;
  4. Efluentes têxteis;
  5. Efluentes hospitalares.

Torre de resfriamento

As Torres de Resfriamento são equipamentos utilizados para resfriar a água proveniente de processos produtivos através de trocas térmicas. Consiste num sistema semiaberto no qual a água circula pelos equipamentos trocadores de calor e depois na torre de resfriamento. Esse tipo de equipamento corresponde a maior parte dos sistemas de resfriamento utilizados atualmente.
A água em circulação deve atender a parâmetros físico-químicos e microbiológicos, adequados às exigências do processo, em especial aqueles relativos a incrustações e corrosão do sistema, bem como ação contra proliferação de algas e limos. Processos corrosivos e incrustantes resultam no aumento dos custos com manutenções, paradas na produção e perdas na eficiência do resfriamento especificado no projeto.

Legionella

Em relação a prevenção e controle de doenças causadas pela Legionella, o ozônio tem se mostrado muito eficiente
O biofilme formado nas tubulações protege a legionella da maioria dos desinfetantes. O ozônio é ambientalmente amigável para a solução deste problema em novas ou já existentes torres de resfriamento.

Biofilme

O biofilme é uma camada de microorganismos contidos numa matriz (camada de lodo), que é formada em superfícies que têm contato com a água. A incorporação dos patógenos nos biofilmes pode protegê-los contra concentrações de biocidas que poderiam, de alguma maneira, matá-los ou inibir a livre suspensão destes organismos na água.
Biofilmes fornecem um seguro para organismos como listeríase, E. coli e legionella, onde podem se reproduzir a níveis em que a contaminação de produtos que passam por esta água se torna inevitável.

Pontos a serem considerados no projeto

  1. O abastecimento de água com alta dureza e/ou altos níveis de CDO é menos adequado para torres de resfriamento baseadas em ozônio.
  2. Tempo de retenção do gás no sistema. O tempo de meia vida do ozônio é pH-dependente, e em solução aquosa com pH 7,0 a 30º C tem valor em torno de 12 min (LENTECH, 2015). Para se atingir e manter uma concentração residual adequada de ozônio é necessário começar o tratamento com uma concentração inicial dimensionada adequadamente.
  3. Pontos mortos. Devido a conversão do ozônio em oxigênio, pontos com pouca circulação devem ser prevenidos.
  4. Temperatura. A solubilidade do ozônio e sua meia vida diminui a temperaturas mais altas. Isto limita a temperatura das torres de resfriamento nas quais o ozônio pode ser usado. Este limite, na maioria dos casos, gira em torno de 45ºC.
  5. Materiais. Os materiais usados nas torres de resfriamento precisam ser resistentes ao ozônio.

industrial
Indústria de bebidas

Esterilização de água engarrafada

Ozônio é um dos mais poderosos oxidantes disponíveis para desinfecção de água potável e tem sido usado para este fim desde 1890. Este tem sido o desinfetante escolhido pela maioria das plantas de tratamento de água europeias e Canadenses desde 1940, devido a suas propriedades de oxidação, ausência de residual e sua habilidade de controle de gosto e cheiro quando aplicado adequadamente. Esta é a razão pela qual o ozônio está se tornando popular para uso como desinfetante primário no processo de engarrafamento de água.

Recentes mudanças na legislação e orientações da indústria têm aumentado a necessidade do uso do ozônio na indústria em geral. Em plantas de engarrafamento de água, o ozônio pode ser usado para desinfetar a água utilizada nos processos produtivos cumprindo com as recomendações da International Bottled Water Association (IBWA) já que não deixa residual, gosto ou odor. Nas plantas da indústria de bebidas, o ozônio pode reduzir ou eliminar a necessidade de produtos químicos ou altas temperaturas para o processo de desinfecção, reduzindo o dispêndio de tempo e gastos com tais produtos. A eficácia e os benefícios econômicos pelo uso do ozônio podem ser comprovados em vários lugares ao redor do mundo.


Cervejarias e Vinícolas

O ozônio tem se mostrado eficaz para a limpeza e desinfecção de barris, tanques e superfícies. A natureza sensível das cervejas e vinhos torna a aplicação do ozônio atraente, já que é capaz de garantir a limpeza e desinfecção de barris, tanques e superfícies, sem comprometer o sabor e odor das bebidas, sendo capaz, ainda, de garantir a repetibilidade dos processos produtivos, evitando a contaminação cruzada.

Outras vantagens do ozônio sobre as demais alternativas inclui o prolongamento do tempo de higienização, qualidade e economia de energia e redução do uso de produtos químicos, sem a geração de subprodutos nocivos.

As aplicações típicas para o ozônio na indústria do vinho e cerveja incluem:

industrial
Lavagem de barris

O ozônio pode aumentar o tempo de vida útil dos barris, impedindo o enfraquecimento desses preciosos materiais, o que gera redução dos custos de substituição de barris contaminados. Como resultado, a maioria das instalações de ozônio tem um retorno de investimento muito rápido. Além disso, o ozônio não impacta negativamente no sabor das bebidas dentro dos barris.

Limpeza de Superfície e higienização de equipamentos

Caixas de colheita, máquinas, tanques, pisos, garrafas e equipamentos utilizados no engarrafamento podem rotineiramente ser higienizados com água ozonizada para controlar os microrganismos indesejados e contaminação cruzada.

Limpeza de Tanques

As indústrias podem lavar todos os recipientes de aço inoxidável com água ozonizada imediatamente antes do enchimento para assegurar desinfecção adequada, ao contrário do que ocorre atualmente, onde os tanques de aço inoxidável podem ficar vazios por uma semana ou mais depois da sanitização inicial.

Clean in place (CIP) de tubulação e processos de transferência

O maior risco de contaminação do conteúdo em vinificação e cervejarias vem da transferência entre os tanques. A adoção do ozônio fará com que o processo de limpeza dos barris seja mais rápido, simples e econômico.

Lavagem de barris

O ozônio pode aumentar o tempo de vida útil dos barris, impedindo o enfraquecimento desses preciosos materiais, o que gera redução dos custos de substituição de barris contaminados. Como resultado, a maioria das instalações de ozônio tem um retorno de investimento muito rápido. Além disso, o ozônio não impacta negativamente no sabor das bebidas dentro dos barris.

Limpeza de Superfície e higienização de equipamentos

Caixas de colheita, máquinas, tanques, pisos, garrafas e equipamentos utilizados no engarrafamento podem rotineiramente ser higienizados com água ozonizada para controlar os microrganismos indesejados e contaminação cruzada.

Limpeza de Tanques

As indústrias podem lavar todos os recipientes de aço inoxidável com água ozonizada imediatamente antes do enchimento para assegurar desinfecção adequada, ao contrário do que ocorre atualmente, onde os tanques de aço inoxidável podem ficar vazios por uma semana ou mais depois da sanitização inicial.

Clean in place (CIP) de tubulação e processos de transferência

O maior risco de contaminação do conteúdo em vinificação e cervejarias vem da transferência entre os tanques. A adoção do ozônio fará com que o processo de limpeza dos barris seja mais rápido, simples e econômico.

Benefícios do ozônio para o mercado de bebidas
Alto poder

O ozônio é de longe superior a todos os outros métodos de desinfecção devido a seu alto poder de oxidação;

Custos

O uso do ozônio permite o decréscimo dos custos operacionais globais, com produtos químicos e dispêndio de tempo;

Confiança

Com a desinfecção por ozônio, cada programa de limpeza é idêntico ao anterior, traduzindo repetibilidade e confiabilidade;

Zero odor e sabor

O ozônio é tipicamente associado a subprodutos ou contaminação e, naturalmente, se reverte em oxigênio, então, nenhum odor ou sabor é associado a este uso;

Praticidade

O ozônio é gerado no local, então, um armazenamento ou manuseio cuidadoso não é requerido;

Desinfecção

O IBWA sugere um residual de ozônio de 0.2 a 0.4 ppm para o engarrafamento de água, provendo tanto a desinfecção da água como do vasilhame;

Tecnologia

A tecnologia de desinfecção por ozônio tem superado expectativas quando aplicado a indústria de bebidas. A Ozonebras tem anos de experiência em prover a melhor solução a esta indústria, obtendo ótimos resultados, a exemplo do que ocorre na planta da Cutrale em Araraquara;

Permanência

Altas concentrações de ozônio aumentam a eficiência da taxa de transferência do gás para 20-30% a uma concentração de 2-3% para 75-95% a uma concentração de 6-14%, reduzindo praticamente a zero o residual de gás, habilitando sua dissolução com uma bomba de recirculação muito menor. Portanto, o ozônio permanece na água ao invés de ser destruído ou eliminado.

Informação sobre segurança:

Processos que envolvam a aplicação de altos níveis de ozônio exigem um monitoramento preciso de modo a assegurar o mais eficiente e confiável controle. Além disso, o ozônio, assim como qualquer outro gás, é tóxico acima de certas concentrações e a exposição do trabalhador deve ser cuidadosamente monitorada, conforme determinações de segurança da OSHA – Occupational Safety and Health Administration (EUA).



Conheça as áreas de aplicação do ozônio

Aplicações de soluções Ozonebras em diversas áreas
Lar e Automóveis

Higienização, desodorização e desinfecção de ambientes, automóveis, água, alimentos e Pets.

SAIBA MAIS
Ozonioterapia

Aplicações do ozônio na medicina, odontologia e veterinária.
    

SAIBA MAIS
Industrial

Poder oxidativo e desinfetante aplicado a efluentes, torres de resfriamento e muito mais.

SAIBA MAIS
Lavanderias

Alternativa ambientalmente correta e eficiente no processo de ajuste de tonalidade, limpeza e clareamento de jeans e outros artigos têxteis.

SAIBA MAIS
Piscinas

Água pura e natural. Fim dos inconvenientes com cloro.
    
    

SAIBA MAIS
Home Health Care e Hospitalar

Fabricação e assistência técnica em concentradores, usinas de oxigênio e demais itens hospitalares.

SAIBA MAIS


Telefone: (12) 3917-3060
Celular: (12) 991677172

Acesse nossas redes sociais:

Endereço: R. Caravelas, 105 – Jardim Vale do Sol, São José dos Campos – SP, CEP: 12238-170